terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Conhecendo o Hipertireoidismo

Ola ... ouvimos falar tantos nessa doença ,mas não a conhecemos bem, fiz uma pesquisa para me informar e vi como é importante sabermos.
  A glândula tireóide é importantíssima  para o funcionamento harmônico do organismo.   Ela se situa na parte inferior do pescoço,bem perto de onde começa o osso esterno,fica apoiada na traquéia e ao lado da artéria carótida.

 A tireóide possui dois lobos, o esquerdo e o direito, que juntos assumem o formato de uma borboleta de asas abertas ou de um escudo. Na verdade, seu nome deriva da palavra grega thureós que significa escudo.
Os hormônios liberados pela tireóide são responsáveis por uma série de funções orgânicas. Eles garantem que coração, cérebro e muitos outros órgãos exerçam suas funções adequadamente. Superprodução dos hormônios tireoidianos provoca no organismo um distúrbio, o hipertireoidismo, e produção abaixo da quantidade necessária, o hipotireoidismo.
O hormônio da tireóide chama-se tireoxina e é fundamental para o metabolismo, ou seja, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos que ocorrem no nosso corpo.
Hoje, parece que há uma epidemia de problemas da tireóide, uma epidemia de hipotireoidismo e da incidência de nódulos na tireóide, que atinge especialmente as mulheres.


        

O QUE SE SENTE?
Os pacientes apresentam: 
 
fome excessiva
aumento do ritmo intestinal
nervosismo, insônia, labilidade emocional
tremores
intolerância ao calor
palpitações
emagrecimento
olhar vivo e brilhante
pele quente e úmida
unhas quebradiças, cabelo seco, quebradiço e encaracolado.

COMO SE PREVINE?
Não existem mecanismos de prevenção para as diversas doenças. Pode ser realizado, por outro lado, uma detecção mais precoce da doença especialmente se investigarmos adequadamente todos os pacientes com bócio, seja uni ou multinodular. Nesse sentido em muito colabora a palpação rotineira da tireóide sempre que o médico examina qualquer paciente. 

Um comentário:

  1. Eu sou uma rapariga de 23 anos e com hipertireiodismo,e actualmente estou a ser medicada mas faço essa medicação já a coisa de 2 anos,a minha vida mudou bastante,hoje em dia faço os possíveis e os impossíveis de ter uma vida regrada,vou as festas como antes mas depois tenho que descansar o bastante tanto durante o dia como de noite para poder recompensar,evito o álcool,evito me stressar e estar em lugares stressantes pois isso só me prejudica,e dolorosa uma jovem como eu ter que se deparar com tremores,as vezes estou entre colegas ou amigos da minha faixa etária e do nada começo a sentir os tremores e vejo a minha mão a tremer e não consigo evitar,sempre adorei actividades físicas e fazia adorava correr e hoje em dia só de correr um pouco e começo logo com o coração a bater com muita força como se fosse sair do peito e aquela sensação horrível do peito todo quente como se fosse pegar fogo,já se passaram 2 anos e eu aos poucos aprende a conviver com a minha doença,gostaria que um dia encontrassem cura para ela...

    ResponderExcluir